sexta-feira, 20 de maio de 2016

Petrobras entrega troféus aos vencedores do Prêmio Petrobras de Jornalismo

Evento será na próxima terça-feira (24) na Sala Cecília Meireles

A Petrobras entrega na próxima terça-feira, 24 de maio, os troféus para os 34 ganhadores da terceira edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo. O evento será a partir das 18h30, na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio de Janeiro.
A edição deste ano teve um número recorde de inscrições: foram 1.255 reportagens recebidas, contemplando todas as regiões do país. Na primeira etapa, todos os trabalhos foram avaliados por uma Comissão de Pré-Seleção composta por oito jornalistas e, na etapa seguinte, as reportagens foram analisadas pela Comissão Julgadora, composta por outros seis jornalistas.
Após uma reunião final, a Comissão Julgadora indicou entre todos os trabalhos o vencedor do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo. Todos os ganhadores serão anunciados no dia 24 de maio.
Sobre o prêmio
O Prêmio Petrobras de Jornalismo foi criado em comemoração aos 60 anos da Petrobras com o objetivo de valorizar os meios de comunicação e, sobretudo, os jornalistas que participam do processo de democratização e de disseminação de informações. A novidade desta edição foi a criação da Categoria Especial sobre Transparência e Governança Corporativa, uma maneira de fomentar a produção de conteúdos, a divulgação e o debate sobre o tema, que neste momento se faz especialmente importante para a Petrobras e para a sociedade brasileira como um todo.
Jurados da Comissão de pré-seleção
Diogo de Holanda (Petróleo, Gás e Energia): Jornalista, foi repórter dos Jornais do Comércio, O Globo e Valor Econômico. Doutor em literatura e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Roberto Pinto (Transparência e Governança Corporativa / Internacional / Emissoras de Rádio): Jornalista e Relações Públicas, formado pela FIAM-SP e pós-graduado pela FGV-SP. Foi repórter “A” no jornal O Globo (RJ e SP) de1968 a 1971 e de 1975 a 1978. Também atuou nos jornais Diário de Lisboa (Portugal) e Aqui São Paulo (Brasil), e nas revistas Visão, Manchete e Isto É (Brasil); Special e Notre Temps (Bélgica). Publicou cartuns em O Pasquim, Visão, O Globo, Diário de Lisboa e revista Pilote (Bélgica/França).
Ana Paula Macedo de Souza (Responsabilidade Socioambiental): Formada na Universidade de Brasília (UnB) em 1986, é editora de Mundo e Conteúdos Especiais no Correio Braziliense desde 2009, onde esteve à frente da editoria Brasil nos seis anos anteriores. Trabalhou na sucursal de Brasília do jornal o Globo entre 1992 e 2003.
Viviane Medeiros (Responsabilidade Socioambiental): Jornalista, especializada em televisão. Foi repórter da TV Globo durante 15 anos no Rio de Janeiro e como correspondente na região Nordeste. É professora de Jornalismo da PUC.
Maurício Barros (Esporte): Foi diretor de redação das revistas Placar e Runner’s World, da Editora Abril, entre 2003 e 2014, e do jornal Gazeta Mercantil de 2000 a 2003. Também tem larga experiência em televisão e atuou como jornalista, entre 1993 e 2000, na TV Bandeirantes, TV Brasil, SBT e TV Globo.
José Luiz Laranjo (Cultura): Jornalista, com especialização em Gestão de Negócios de Instituição de Ensino e mestrado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa de Novas Tecnologias e Cultura. Trabalhou no Jornal dos Sports, A Notícia e O Dia.
Regina Zappa (Cultura): Jornalista, escritora, roteirista e professora universitária. Trabalhou na imprensa carioca, por mais de 20 anos no Jornal do Brasil. É autora dos livros Chico Buarque para todos e Hugo Carvana: adorável vagabundo, ambos da série Perfis do Rio, do romance Doce Lar, de Chico Buarque – cidade submersa e de 1968 – Eles só queriam mudar o mundo, com Ernesto Soto, entre outros.
Wilson Pedrosa (Fotojornalismo): com 37 anos de fotojornalismo, passou por redações como a do Correio Braziliense, Jornal do Brasil e O Estado de São Paulo.
Jurados da Comissão Julgadora
Sabrina Lorenzi (Petróleo, Gás e Energia): foi correspondente da agência Reuters no Rio de Janeiro; editora no Jornal do Brasil; repórter da Gazeta Mercantil. Assumiu a Comunicação Corporativa da estatal Pré-sal Petróleo na sua criação.
Vera Durão (Transparência e Governança Corporativa / Internacional / Emissoras de Rádio): Com mais de 35 anos de profissão, atuou como repórter nos principais jornais do país – O Globo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil e Folha de S.Paulo. Em 2000, fez parte da equipe que fundou o jornal Valor Econômico, onde ficou por 13 anos.
Sonia Soares (Responsabilidade Socioambiental): Foi editora-executiva do Rio de Janeiro do Brasil Econômico. Trabalhou no jornal O Globo durante 26 anos, onde foi repórter, editora e chefe da Agência Globo.
Chico Santos (Esporte): Trabalhou como repórter na Folha de São Paulo por 16 anos e no Valor de 2004 até 2013.
Aziz Filho (Cultura): Editor-Executivo de O Dia, passou pela reportagem de O Globo, Jornal do Brasil e Folha de São Paulo. Apresentador dos canais GNT e TVE. Foi repórter e chefe da sucursal do Rio de Janeiro da revista IstoÉ durante 7 anos.
Rogério Reis (Fotojornalismo): trabalhou como fotógrafo no Jornal do Brasil, O Globo e revista Veja. Foi durante 5 anos editor de fotografia do Jornal do Brasil. Em 1999 recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte.
Evento de entrega do Prêmio Petrobras de Jornalismo 2015
Data: 24 de maio – 18:30 (abertura da casa)
Local:  Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa 47 – Lapa – Centro – Rio de Janeiro)
Evento reservado para convidados.
Foto:Agência Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário