domingo, 3 de janeiro de 2010

LOCUTOR ESPORTIVO ALBERTO SIMÕES


Alberto de Souza Simões
Alberto de Souza Simões, radialista, jornalista, professor de História, nascido em Belém do Pará no dia 29 de Agosto de 1948, está radicado em São José dos Campos desde 1965. Começou sua carreira de locutor esportivo na Rádio Emissora de Campos do Jordão em 1964, transmitindo jogos do campeonato amador da cidade, época de boas lembranças para ele. ”Foi onde tudo começou, e não posso esquecer dos primeiros colegas de equipe, que acreditaram em mim”. Ao lado de Alberto, atuavam Valdomiro Januzzi e Paulo Rândole, com o apoio técnico de Geraldo Rotandano e Francisco Gonçalves. “Quem aprovou minha contratação foi o saudoso Adiber Yasbeck”, que tinha influência na direção da emissora.
Com 16 anos de idade, Alberto Simões transmitiu muitos jogos dos clubes jordanenses, como Abernéssia, Campos do Jordão, Jaguaribe, Vale Encantado e Fazenda da Guarda. No começo de 1965 transferiu-se com a família para São José dos Campos, foi levado para a Rádio Clube, da Cadeia Verde e Amarela, que pertencia ao mesmo grupo da Emissora de Campos do Jordão, mas não foi aceito por ser muito imaturo. Quem acabou contratando Alberto Simões foi a Rádio Piratininga, que na época tinha como gerente Paulo Roberto Pereira. Sob o comando de Wilmar Araújo, a equipe de esportes da Piratininga vivia um grande momento. Em apenas três meses de atividade, Alberto revela que aprendeu muito trabalhando com Jairo Carlos, Amim Assad Filho, Flávio Consiglio, Roberti Costa, Carlos Corrêa e Edson Buzanelli.
Em abril de 1965 a Rádio Clube foi buscá-lo para montar uma nova equipe de esportes. Alberto topou o desafio, pois era o terceiro locutor na Piratininga e agora poderia transmitir todos os jogos do EC São José. Criou o programa PARADA DOS ESPORTES – recordista no ar, que permanece até hoje na Rádio Bandeirantes de São José dos Campos.
Ao mesmo tempo em que trabalhava na Rádio Clube, Alberto assumiu a editoria de esportes do jornal ValeParaibano, onde permaneceu durante 20 anos. Em jornal, teve uma experiência anterior logo que chegou de Belém, quando residiu em Osasco. Fazia Palavras Cruzadas para a Gazeta de Osasco. Em São José dos Campos também atuou no Jornal do Vale, Diário e outros.
Formou-se em História na Fundação Valeparaibana de Ensino (hoje UNIVAP), tornou-se historiador do esporte joseense, escreveu em duas edições o livro ESPORTE, FORMIGÃO E ÁGUIA. Recebeu o título de “Cidadão Joseense” no dia 28 de Agosto de 1992, e foi agraciado com a maior homenagem da ACEESP – Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, como destaque do Interior, recebendo em 1998 o Troféu Ford Aceesp. Hoje ainda faz parte da Diretoria da ACEESP e atua como locutor esportivo na Rádio Bandeirantes de São José dos Campos.
FONTE: http://www.albertosimoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário